FOLHA DE S.PAULO *** TERÇA-FEIRA, 13 DE AGOSTO DE 2019 A5
Opinião
PAINEL DO LEITOR
folha.com/paineldoleitor leitor@grupofolha.com.br
Cartas para al. Barão de Limeiras, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos das mensagens. Informe seu nome completo e endereço.
Governo Bolsonaro
Ainda me surpreendo com cada nova fala do atual presidente, que faz pouco-caso do meio ambiente e de assuntos sociais de extrema importância. Além de não mostrar nenhuma capacitação para governar, a única impressão que fica de Jair Bolsonaro é a de que está apenas brincando com sua eleição e fazendo do Brasil um playground.
César Kobayakawa Júnior (Ibiúna, SP)
É um acinte e uma ofensa comparar Lula a Bolsonaro. O texto “Hostilidade à mídia aproxima Bolsonaro e Lula” (Poder, 11/8) procura fazer o falso debate de polarização, como se os dois fossem faces de uma mesma moeda. Infelizmente, a Folha se comporta com um grau de miopia ou de má-fé – vai-se lá saber – tratando um governo que atuava no campo democrático (Lula) com um que já mostrou que não preza as regras democráticas. Lamentável o papel a que a Folha se presta neste momento.
Geraldo dos Santos Júnior, professor (São Paulo, SP)
Cocozinho
O presidente não tem nenhuma noção de consequência no que diz (“Cocozinho petrificado de índio barra licenciamento de obras, diz Bolsonaro”, Poder, 12/8). Quando não são palavras de ordem e chavões, são excrescências retóricas de seu desarranjo mental. Bolsonaro está vulgarizando a República. Só lembrando: não confundir informal com limitado. Humilde com tosco. Popular com chulo. Cristão com cínico.
Wagner Castro (Rio de Janeiro, RJ)