Lygia Fagundes Telles sobre Hilda Hilst

 

Lygia Fagundes Telles sobre Hilda Hilst

(fidelidade canina)

 

… “Mas aceito o desafio, com os críticos ficará a tarefa da análise de sua vasta obra em prosa e verso, cuidarei apenas de alguns flagrantes deste nosso antigo laço que há tanto vem nos ligando. Mais apertadamente, em algumas ocasiões, de forma mais frouxa em outros momentos, ah! o tempo e o espaço desta longa travessia. Algumas tempestades. E de repente, a calmaria, ‘navegar é preciso!’. Navegar e viver. O que a gente vem fazendo com maior ou menor disposição, não importa, o importante é manter viva lá nas profundezas a chama da felicidade.

Fidelidade é qualidade de cachorro, sei disso porque passei a minha infância em meio da cachorrada, os gatos vieram depois. A Hilda (dezenas e dezenas de cachorros) também conhece a espécie sem mistérios. Sabemos que eles nos amam com igual amor na riqueza e na pobreza, o que não acontece muito (ai de nós) na espécie humana.”…

 

(Texto extraído da obra da poesia, de Hilda Hilst, HILDA DE ALMEIDA PRADO HILST, editada pela EDITORA SCHWARCZ S.A. – Rua Bandeira Paulista, 702, cj. 32 – 04532-002 – São Paulo – SP – Telefone (11) 3707-3500, pags. 551 e 552)

 

Vale a pena refletir o último parágrafo: “Fidelidade é qualidade de cachorro, sei disso porque passei a minha infância em meio da cachorrada, os gatos vieram depois. A Hilda (dezenas e dezenas de cachorros) também conhece a espécie sem mistérios. Sabemos que eles nos amam com igual amor na riqueza e na pobreza, o que não acontece muito (ai de nós) na espécie humana.”

Que texto luminoso, lapidar, latido!!!