AS 50 REGRAS DE OURO DO XADREZ ESCOLAR

AS 50 REGRAS DE OURO DO XADREZ ESCOLAR

Estas 50 regras são conselhos que lhe servirão não somente durante o aprendizado escolar do xadrez, mas também para a vida toda. Juntei-as com base em muita experiência, que pude obter ensinando garotos inteligentes durante anos. Os que estudam bem essas regras, as aproveitam nas suas partidas para extrair a maior vantagem possível. Memorize-as o melhor que você puder.

JORGE LAPLAZA (Professor de Xadrez argentino, falecido em 19/05/2007).

 

DO REGULAMENTO:

  1. Si toco uma peça tenho que movê-la (peça tocada, peça jogada)
  2. Ao colocar o tabuleiro, o canto direito deve ser branco.
  3. A Dama branca começa na casa branca e a Dama preta, na casa preta.
  4. O Peão pode ser promovido: para Dama, Torre, Cavalo e Bispo.
  5. A única peça que não pode voltar é o Peão.
  6. O Cavalo é o único que pode pular.
  7. O Peão pode capturar “em passant” (de passagem), no mesmo instante em que o Peão inimigo avançou duas casas. Mais tarde não será possível fazer esta captura.
  8. Não será possível fazer o roque se o Rei tiver se movido.
  9. Não se pode fazer o roque se o Rei estiver em xeque.
  10. Não se pode fazer o roque se o Rei, ao movimentar-se, vai passar por uma casa ameaçada.
  11. Si acontecem 50 jogadas seguidas de cada jogador e os Peões não forem movidos ou forem feitas capturas, a partida está empatada.
  12. É empate se a mesma posição repete-se 3 vezes.
  13. Configura-se o empate caso se demonstre que um dos jogadores vai dar xeque-perpétuo.

 

PARA JOGAR TORNEIOS:

  1. Para jogar um torneio devo estar descansado, concentrado algum tempo antes, não haver comido demais nem muito pouco e, se tiver estudado as jogadas, não as devo repassar no último momento, pois poderia confundir-me. Além do mais, devo manter-me discretamente alegre, nem um pouco nervoso e com muita confiança.
  2. Estudo e pratico as aberturas mais conhecidas; com brancas, a Ruy López ou a Italiana, com pretas, a Defesa Siciliana, a Francesa e o Peão Rei.
  3. Procuro jogar com adversários mais fortes, para aprender.
  4. Não me desespero por ganhar e, menos ainda, por perder.
  5. É preferível estudar e aprender antes que somente jogar.
  6. Procuro ficar muito concentrado durante a partida.
  7. Jogo pensando que o meu rival fará sempre a melhor jogada.

 

NA ABERTURA:

  1. Tenho como alvo inicial pôr dois peões no centro.
  2. Desenvolvo os Cavalos antes dos Bispos.
  3. Faço o roque o mais rapidamente possível.
  4. Não saio com a Dama muito cedo.
  5. Movimento uma vez cada peça.

 

APÓS A ABERTURA:

  1. Avanço um Peão do centro bem protegido, para atacar.
  2. Não movimento os Peões que protegem o meu Rei rocado.
  3. Troco um Peão por outro para abrir uma coluna.
  4. Coloco uma Torre numa coluna aberta.
  5. Movo a Dama somente após ter desenvolvido as demais peças.
  6. Todas as peças devem posicionar-se em direção ao centro.
  7. Procuro ameaçar peças inimigas de maior valor que as minhas.
  8. Observo muito bem a posição para encontrar peças inimigas indefesas.
  9. Procuro atacar com uma peça minha as peças inimigas.
  10. Faço cravadas para imobilizar peças inimigas.
  11. Cuido de que meus Peões possam defender-se entre si.

 

NO FINAL:

  1. Troco peças si tenho uma clara vantagem material. Por exemplo: uma peça a mais.
  2. Não troco as Damas se estou perdendo.
  3. Não é necessário tomar todas as peças do inimigo. E isso ainda poderia ser contraproducente: provocar um afogamento.
  4. O importante é dar xeque-mate ao Rei inimigo.
  5. Com a Torre e o meu Rei consigo dar mate ao Rei inimigo.
  6. Com a Dama sozinha vou empurrando o Rei inimigo até a borda do tabuleiro, deixando que ele tenha uma ou duas casas de fuga, e em seguida trago o meu Rei para dar o xeque-mate.
  7. Sempre procuro coroar uma Dama, aproveitando os meus peões passados (são aqueles que não tem um Peão contrário na frente nem lateralmente).
  8. Rei e Cavalo ou Rei e Bispo não dão xeque-mate contra o Rei inimigo sozinho.
  9. Nos finais de Peões, o Rei é a principal peça atacante. Tem que se locomover rapidamente em direção ao centro.
  10. Os finais de Peões são os mais simples de ganhar se possuo vantagem material.
  11. Os finais de Torres são os mais difíceis de ganhar.
  12. Três Peões unidos vencem a um Bispo. E dois Peões podem ganhar de uma Torre, se chegam juntos até a sexta fileira.

 

PARA TODAS AS SITUAÇÕES:

  1. Procuro observar como o xadrez pode ensinar-me formas de pensar e, de melhorar intelectualmente. Por isso, participo de todas as atividades, ainda que não goste de jogar ou competir.
  2. O melhor juiz que me pode dizer se estou melhorando sou eu mesmo e, por isso, com as partidas disputadas aprendo a me autoavaliar.

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